sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Principalmente, para os meus alunos.

Mexendo nas minhas memórias, ou melhor na memória do meu PC, encontrei esse poema que escrevi há mais de 20 anos. Nessa época, eu era apenas o sonho do que sou hoje. Tinha a idade de muitos dos meus alunos. Por isso, lembrei-me deles, de seus sonhos, de seu esforço diário, das dúvidas todas... da vontade de vencer. Nessa mesma  época, um professor muito especial me fez conhecer essa música e essa cantora (clique aqui para ouvir).




O poema é pueril, ingênuo talvez... mas foi por acreditar naquela tal Esperança, que eu fui além, eu realizei, eu sou dois... E hoje sou uma pessoa muito feliz. E ainda cheia de sonhos e coisas para realizar. Porque isso é o que no mantém vivos: o sonho! Tudo isso pode parecer clichê, mas a vida é cheia de clichês mesmo.


É isso então o que eu desejo a todos vocês, meus alunos, ex-alunos e futuro alunos! Meus amigos todos. Acreditem! Sonhem! Mantenham o foco! Estudem! Levantem-se! Mais à frente, abram suas gavetas, seus guardados, seus ipod’s e pendrives, fechem os olhos, relembrem e concluam, como eu conclui, o quanto valeu a pena cada noite mal dormida, o esforço, o cansaço... Sucesso para vocês!

A perserverança é a ponte que ligará os teus sonhos à realização!


E como para se realizar sonhos é preciso braços, segue outro poema também da mesma época! É uma alegria imensa dividir os meu dias com vocês. Às vezes a gente reclama, se chateia, briga, dá lição de moral, bate no quadro, na mesa, dá piti... Mas, verdadeiramente, eu não não seria tão feliz, se eu não tivesse numa sala de aula. E, certamente, o que tornou o meu ano de 2011 melhor, foi chegar todos os dias na escola e ouvir: "bom dia, Professor!". A sensação de que a brincadeira de criança continua... não tem preço. E ela continua!

Meu abraço a todos. Feliz 2012. A gente só não precisava se re-encontrar tão cedo, mas tudo bem?! Tá valendo!


3 comentários:

  1. Um 2012 maravilhoso para você, querido professor! Que seja sempre mais e mais gratificante seguir nessa profissão tão bela!
    Muito respeito, mérito, competência, e maçãs em sua mesa, na sala de aula. =)
    E continue escrevendo tão bem, se aprimorando cada vez mais. Que muitas experiências boas venham a acrescentar na sua vida e nas suas ideias este ano!
    Mil beijos*

    ResponderExcluir
  2. Uma vez li (ou me falaram - dá no mesmo) algo mais ou menos assim: os homens queriam atingir o horizonte e sempre que se encaminhavam na sua direção, o horizonte se afastava o espaço percorrido. Então, para superar essa distância, o homem inventou o sonho, a utopia. Um dia, um louco sonhou que a terra girava em torno do sol, um outro que o homem iria à lua... Bem, é isso. O sonho é a base, é o primeiro passo. Por isso, às vezes, quando meus alunos parecem ter perdido a capacidade do sonho impossível, eu penso que o mundo está mais pobre. Um poeta menor chamado Chacal disse que "só o impossível acontece, o possível apenas se repete." É isso. Um abraço.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida, alguma sugestão, alguma crítica? Deixe seu comentário.