Li por aí

“A quem deseja devanear bem, devemos dizer: comece por ser feliz. Então o devaneio percorre o seu verdadeiro destino: tornar-se devaneio poético. Tudo por ele e nele se torna belo.”
“O sonhador escuta já os sons da palavra escrita.”
(Gaston Bachelard em A poética do devaneio)

“Meu reino é o do silêncio, mais do que o das palavras. Nele tudo pode ser dito e desinventado: as entrelinhas transbordam dos meus contornos.”
“Amar é lidar com os espinhos de quem se ama por inteiro: com força não com fraqueza.”
“A dor eventual é o preço da vida: passagem, seguro e pedágio.”
(Lya Luft em Pra não dizer adeus)

“A vida, meu amor, quero vivê-la na mesma taça erguida em tuas mãos. Bocas unidas, hemos de bebê-la.”
(Florbela Espanca em Livro de soror saudade)

“Os olhos são pintores: pintam o mundo de fora com as cores que moram dentro deles.”
“Estar junto é divino. Deus mora nos intervalos entre as pessoas que se amam.”
(Rubem Alves em O Deus que eu conheço)

“Viver a dois nunca significa que cada um fica com a metade.  É preciso se revezar para dar mais do que se recebe (...) Em geral, essa coisa é árdua e cheia de dificuldades. Um dos dois entra na escuridão enquanto o outro fica de fora, segurando a lua no céu.”
(Marlena De Blasi em Mil Dias em Veneza)

“Quando morre alguém que a gente ama, é preciso viver essa perda até o fim. É preciso esgotar esta dor para que um dia, talvez, ela se abrande.”
(Lya Luft em O lado fatal)

“Porque, mercê de Deus, o poder que eu tenho é de fazer poesia, quando ela insiste feito água no fundo da mina, levantando morrinho de areia.”
(Adélia Prado em Bagagem)
“Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos”
(Cora Coralina em Coleção Melhores Poemas)

“Ficamos sentados em silêncio, contemplando o mundo à nossa volta (...) Levamos uma vida inteira para aprender isso (...) O silêncio é sagrado. Ele aproxima as pessoas, porque só quem se sente confortável ao lado de outra pessoa pode ficar sentado sem falar. Esse é o grande paradoxo”
(Nicholas Sparks em Diário de uma paixão)

“O contato com o calor intensifica ao máximo os sabores do molho. Cozinhar e viver têm muito em comum.”
(Marlena  De Blasi em Mil dias na Toscana)

“As quatro virtudes de que uma pessoa necessita para ter segurança e felicidade na vida: inteligência, amizade, força e poesia.”
“Nosso propósito nesta vida, portanto, escreveu Santo Agostinho, é recuperar a saúde dos olhos do coração através do qual se pode ser Deus.”
“Deus está bem aqui e agora (...) O presente é o único lugar onde se pode encontrá-lo, e o agora é o único momento.”
“Deus abençoe os brasileiros...”
(Elizabeth Gilbert em Comer, rezar, amar)

“Em minha casa, fui reunindo brinquedos, pequenos e grandes, sem os quais não poderia viver. A criança que não brinca não é criança. Mas o homem que não brinca perdeu para sempre a criança que vivia nele e que lhe fará muita falta.”
(Pablo Neruda em Confesso que vivi)

“Eu parecia ter as mãos vazias.  Mas estava certo de mim mesmo, certo de tudo, mais certo do que ele, certo da minha vida e desta morte que se aproximava. Sim, só tinha isto. Mas ao menos agarrava esta verdade tanto quanto esta verdade se agarrava a mim.”
(Albert Camus em O estrangeiro)


“O amor prescinde de entendimento. Por isso não sei amar, sou viciada em entender.”
(Martha Medeiros em Fora de Mim)

“Baleia queria dormir. Acordaria feliz num mundo cheio de preás. As crianças se espojariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria cheio de preás, gordos, enormes.”
(Graciliano Ramos em Vidas Secas)

“Não sou grego nem hebraico. Sou brasileiro (...) Mas o que isso quer dizer? Ninguém sabe! Isso que é maravilhoso em ser brasileiro. Não significa nada! Por isso dá pra usar a brasilidade como desculpa para viver a vida como a gente quer. Na verdade é uma estratégia brilhante. Ela me levou longe.”
“Nos relacionamentos, acho que é a mesma coisa. Todo mundo se apaixona pelos aspectos mais perfeitos da personalidade do outro (...) Mas isso não é ser esperto. O truque esperto é o seguinte: dá para aceitar os defeitos? (...) Porque o que é bom estará sempre ali, bonito e brilhante, mas o lixo que está por trás pode acabar com a gente.”
(palavras do marido brasileiro de Elizabeth Gilbert em Comprometida – Uma História de Amor)

“Sinto tanto e tão profundo teu ser, rosa completa, que ao receber te confundo com meu próprio ser em festa”
(Rainer Maria Rilker em As Rosas)

“O pensamento é como a águia que só alça voo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não se sabe”
“As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido”
(Rubem Alves em Ao professor, com meu carinho)

“Cada um de nós ajusta o sonho para acomodar a realidade. Um culpa e se lamenta, enquanto outro põe mãos à obra”
(Marlena De Blasi em Um certo verão na Sicília)

 “Viver, como talvez morrer, é recriar-se a cada momento.”
“A vida não está aí apenas para ser vivida ou suportada, mas para ser elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada.”
(Lya Luft em Perdas e Ganhos)

“Sou de câncer quando caio de cama doente sem vacina e sem chance, deixando que ardam meus erros fatais. Sou de gêmeos quando digo sim e não, quero e não quero e ambos.”
(Martha Medeiros em Cartas extraviadas e outros poemas)

 “Viver é cada dia se repensar: feliz, infeliz, vitorioso, derrotado, audacioso ou com tanta pena de si mesmo. Não é preciso inventar algo novo. Inventar o real, o que já existe, é conquista-lo: é o dom dos que não acreditam só no comprovado, nem se conformam com o rasteiro.”
(Lya Luft em Pensar é transgredir)

“Às vezes ser simples é original”
 (Lya Luft em Em outras palavras)

“A vida é como um mar, um mar enorme, a gente tem de se esforçar, buscar um objetivo, curtir as ondas, o vento, e nadar, ou afunda.”
“Entre todos os amantes há zonas de segredo necessárias, que também podem unir. Invadidas, talvez provocassem inúteis sofrimentos. Leva tempo aceitar isso sem mágoas.”
(Lya Luft em O silêncio dos amantes)

“Eu quero inventar deuses da bondade, da tolerência, da vitalidade, da fraternidade, do acolhimento, da claridade e do que, na vida, vale a pena da escolha nossa de cada dia. Deuses, ou um Deus, que permitam que aqui e ali a gente tenha o tempo e o impulso de dar uma risada”
“Os bons amantes não vão calar por mágoa ou impotência, mas porque algo os expressa melhor do que as palavras mais eloquentes.”
(Lya Luft em Múltipla Escolha)

“O escritor sente intimamente que escrever é a melhor coisa que jamais lhe aconteceu, e pode acontecer, pois escrever significa para ele a melhor maneira possível de viver, independente dos resultados sociais, políticos ou financeiros que possa alcançar com o que escreve.”
(Mario Vargas Llosa em Cartas a um jovem escritor)

“Pergunte a si mesmo, na hora mais silenciosa de sua madrugada: ‘preciso escrever ?’ (...) Se o senhor for capaz de enfrentar essa pergunta grave com um forte e simples “preciso”. Então construa sua vida de acordo com tal necessidade.”
(Rainer Maria Rilke em Cartas a um jovem poeta)

“Tenho em mim esse atraso de nascença (...) Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior do que o mundo. Sou um apanhador de desperdícios. Amo os restos como as boas moscas (...) Só uso as palavras para compor meus silêncios.”
(Manoel de Barros em Memórias inventadas)

“Família faz muito bem se não estorva. Ame, vigie de longe, faça com que saibam que você lhes dará sempre colo ou ombro amigo quando precisarem, mas deixe cada criança desabrochar à sua maneira.”
(Lya Luft em Mar de dentro)

“Meu amado amigo Érico Veríssimo certa vez me disse: ‘há momentos em que o humor é até mais importante do que o amor”. Eu era muito jovem, na hora não entendi direito, mas a vida me ensinou: nem o amor resiste à eterna insatisfação, à tromba assumida, às reclamações constantes, à insatisfação sem tréguas. Alegria zero. Desperdício de vida.”
(Lya Luft em A riqueza do mundo)

“Não se deve amar algo selvagem.”
(Miguel Falabela em Vivendo em voz alta)

“Vida sem entusiasmos é como festa que perdeu a graça: a gente tem vontade de pegar a bolsa e ir embora.”
(Lya Luft em O rio do meio)

“Todo cansaço chega a um colo, todo olhar encontra um espelho,  toda vida tem significados que cabe a nós mesmos descobrir ou construir.”
(Lya Luft em Secreta mirada e outros poemas)

“Ela foi o primeiro amor da minha vida, numa idade em que as almas interessam muito mais do que os corpos.”
(Lya Luft em As parceiras)

“Grande medos só podem ser vencidos mediante o cultivo de pequenas coragens.”
(Fábio de Melo e Gabriel Chalita em Carta entre amigos – sobre medos contemporâneos)

“Eles me ensinaram com atitudes. Ensinaram na educação que me ofereceram. Não sabiam dizer discursos cultos, elaborados, mas souberam transformar a teoria que o mundo já sabe de cor, mas nem sempre sabe viver, em lição cotidiana que só os gestos ensinam.”
(Gabriel Chalita e Fábio de Melo em Carta entre amigos – sobre ganhar e perder)

“Deus é mais belo que eu. E não é jovem. Isto, sim, é consolo.”
(Adélia Prado em A faca no peito)

“Deus não é severo mais,  suas rugas, sua boca vincada são marcas de expressão de tanto sorrir pra mim.”
(Adélia Prado em Oráculo de maio)

“Após a corrida, ele deu a medalha para seu pai e disse que tinha feito tudo aquilo por ele. Não – seu pai respondeu –, você correu por você. Só espero que esteja correndo para alguma coisa e não de alguma coisa.”
(Nicholas Sparks em Noites de tormenta)

“Sentamos e comemos, conversando como uma família qualquer. Penso aliviada, é isso que somos: uma família qualquer.”
(Lya Luft em Reunião de família)

“Os perfume atuam como a música e a poesia, despertam sentidos indizíveis que percorrem todo o corpo, não como pensamentos cognitivos, mas como uma onda de maré linfática.”
(Frances Mayes em Bella Toscana)

“É que quando eu olho pra você, eu me lembro de mim.”
(Cristina Guerra em Para Francisco)

“Benditos os que conseguem se deixar em paz, (...) não se punem por terem sido imperfeitos. Apenas fazem o melhor que podem.”
“Amadurecer talvez seja descobrir que sofrer algumas perdas é inevitável, mas que não precisamos nos agarrar à dor para justificar nossa existência.”
(Martha Medeiros em Feliz por nada)

“Antes que o navio fosse pensado e construído, houve o sonho de uma terra a que se chegar. O sonho de cruzar os mares precede a ciência de construir navios. A ciência existe por causa do sonho.”
(Rubem Alves em Do universo à jabuticaba)